5 Tópicos de Terça #05
Conselhos de bolso, Braintrust, Sites rápidos, Império romano e ninguém se importa com AI
Toda terça-feira 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria dos seus founders e hosts de podcast favoritos: Lucas e Edu.
A premissa é trazer os maiores insights com o mínimo de caracteres.
🥢 1. Guia de bolso da YC
Já entrevistamos tantos founders que passaram pela Y Combinator que chamaram o OFF THE GRID de "happy hour da YC". Todos dizem que é mágico e vale muito a pena, que foi uma experiência transformacional, etc, etc.
Resolvi compartilhar o guia de bolso dos conselhos da YC para quem não teve o privilégio de passar por lá. Esses são meus favoritos:
Lance agora
Construa algo que as pessoas queiram
Encontre 10-100 clientes que amem seu produto
Startups só conseguem resolver um problema bem de cada vez
Ignore seus concorrentes, você tem mais chances de morrer por suicídio do que por assassinato
Inclusive, o próximo OFF THE GRID também é com founder da YC: Lucas da Costa, do Briefer. Anota aí, a live é Terça 12/11 às 19h
🥢 2. O Braintrust da Pixar
Como provavelmente muitos de vocês, sou fã dos filmes da Pixar. Por isso, quando me recomendaram o livro Creativity, Inc, do fundador da empresa Ed Catmull, fiquei muito curioso para ler e a história me surpreendeu. Não fazia ideia do quão técnica era a empresa, do impacto real de Jobs na operação e de como tiraram a Disney Animation da lama. Para quem não conhece, já fica a recomendação.
Existem várias lições no livro, mas fiquei particularmente impressionado com um processo chamado de Braintrust. De acordo com Catmull, todos os filmes da Pixar começam sendo muito ruins, e o Braintrust é como se tornam excelentes. Em suas palavras, é a forma da Pixar "buscar a excelência e eliminar a mediocridade".
Braintrust são reuniões onde outros diretores e criativos que também são especialistas (daí o Brain) assistem e discutem versões iniciais dos filmes. O objetivo é oferecer feedback sincero e colaborativo, sem ser influenciado pela hierarquia. As críticas se concentram nos desafios do projeto, não nas pessoas, incentivando a troca de ideias para encontrar soluções criativas. A chave do Braintrust é que o diretor tem autonomia para decidir como aplicar o feedback recebido, e as equipes apesar de independentes, vivem em uma ambiente de extrema confiança (daí o trust) e alinhamento em relação a qualidade.
Será que hoje em dia chamariam de founder mode?
🥢 3. Site que me inspirou essa semana
Todo mundo sabe que o seu site TEM que loadar em menos de 4 segundos.
Aliás, todo mundo menos o pessoal do ClickUp.
Eu tô usando ClickUp na minha empresa há quase um ano e amo as funcionalidades.
O que tem me incomodado ultimamente é que sempre que eu entro la para fazer algo simples, o load demora tanto que eu e meu TDAH decidimos fazer outra coisa enquanto esperamos.
Imagine pra onde vai a produtividade quando vc abre o Instagram enquanto espera um load de 5-10 segundos?
Ela vai pro CARALHO.
Tô querendo sair do ClickUp e ir para uma solução mais rápida. Você tem alguma sugestão? Me manda pls.
Mas por que eu to falando isso tudo?
Porque um grande amigo me mandou um video de um review de como um site que parece que foi construído 100 anos atrás é tão rápido que a página loada antes mesmo do url mudar.
Vale a pena ver!
🥢 4. Incentivos regem tudo
Imagine você como um general romano prestes a invadir um castelo.
O cerco está montado, mas os guardas inimigos estão lá em cima do castelo só esperando seus soldados tentarem escalar para fazer uma maldade.
Você agora precisa que alguns dos seus soldados tenham a coragem de serem os primeiros.
Só que tem um problema: quem é o MALUCO de aceitar essa tarefa?
Ninguém né?
Na verdade não. TODO MUNDO queria ser o primeiro a entrar no castelo.
Por que?
Porque tudo na vida é uma questão de incentivos.
Na Roma antiga, a primeira pessoa a invadir o castelo num cerco (e sair viva), recebia uma medalha de honra chamada Corona Moralis, que trazia fama, dinheiro e elevava o status social não só daquela pessoa, mas também das próximas gerações.
Esse foi o jeito criativo de conseguir pessoas para uma tarefa que não faz o menor sentido alguém querer fazer.
A gente costuma subestimar o poder de incentivos na nossa vida, mas ao conseguir masterizar o jogo de incentivos, você passa a viver a vida no modo “easy".
“Incentives are what drive human behavior. Understanding incentives is the key to understanding people. Conversely, failing to recognize the importance of incentives often leads us to make major errors.”
Criar um sistema de incentivos bom ajuda em questões do tipo
Como trazer bons desenvolvedores pagando salários menores
Como motivar todo mundo, mesmo vendo concorrentes acelerando
Como extrair o máximo dos funcionários
Como reter os talentos
E por ai vai.
Eu passei um tempo procurando por um puta texto que eu tinha lido a respeito de incentivos e finalmente achei.
Aqui está. Recomendo fortemente a leitura.
PS: Essa história dos cercos da Roma Antiga, eu descobri ontem, quando o algoritmo do youtube me empurrou esse video aqui. Muito legal também.
🥢 5. “Nobody cares that you use AI”
Achei esse anúncio incrível do Fiverr cutucando a indústria (e todo mundo) com o musical "Nobody cares". O jingle repete diversas vezes que ninguém se importa se você usou AI ou não. A verdade é que seus clientes não se importam como sua solução foi construída, só com os resultados que ela entrega.
Ah, e claro que vendem o Fiverr como forma de chegar nesses resultados com experts que inclusive dominam AI.
Fazia tempo que não curtia um ad tanto assim a ponto de falar sobre.
Obviamente se usou AI pra fazer o vídeo, mas adivinha: ninguém se importa.
“Get sleep and exercise - take care of yourself” acho que é o conselho mais underrated da YC. As vezes você só está 5km distante da melhor decisão do dia. Corra os 5km na esteira, rs.