Toda terça-feira, 5 ideias na sua caixa de entrada com a curadoria especial de seus founders favoritos (dica: Lucas e Edu.).
🥢 1. Melhor podcast que eu ouvi
Nesse episódio do My First Million, o entrevistado traz o conceito de "high agency person", que é uma pessoa com uma série de características que a torna excelente para se ter como cofounder ou como um dos primeiros funcionários.
Peguei a transcrição e joguei no GPT para você conseguir ler e não ter que ouvir o podcast inteiro, embora eu recomende que ouça.
A "high agency person" is someone who consistently takes control of their circumstances, proactively solves problems, and doesn’t see external challenges as insurmountable obstacles. They combine resourcefulness, determination, and self-direction, setting them apart from others.
Characteristics of a High Agency Person:
Takes Initiative
They don’t wait for permission or instructions. If they see an opportunity or challenge, they step up to handle it.
Problem-Solver
Obstacles are seen as solvable. When faced with challenges, they quickly figure out how to overcome them instead of being discouraged.
Belief in Self-Efficacy
They have a deep sense of control over their life and believe their actions can change outcomes, no matter the circumstances.
Bias for Action
They act quickly and decisively, not waiting to analyze every scenario. Even with imperfect info, they start and figure it out as they go.
Relentless Resourcefulness
No matter the situation, they find a way. Like the analogy of two guys on an island—while one waits for rescue, the high agency person builds a boat.
Self-Reliance
They trust themselves to get things done, even in tough situations. They don’t expect others to come and save them.
Non-Conformity
High agency people often have surprising hobbies or opinions that don’t fit societal norms. They think independently and avoid following the crowd.
🥢 2. Meme que me deixou reflexivo
Dá para olhar com o zoom e reclamar do inverno das startups, ou retirar o zoom e ver que estamos no melhor momento para sermos founders da história.
Qual você escolhe?
🥢 3. Site mais interessante que vi
Grande parte das empresas que são criadas quebram. Failure Museum é basicamente um museu virtual para ver grandes cases de empresas/produtos que deram errado.
Divertido e faz pensar…
🥢 4. Empreendedor que conheci essa semana
Você nunca ouviu falar do Sidney Frank, mas a história dele é sensacional.
Ele é o grande responsável pelo crescimento estratosférico da Jägermeister ha um tempo atras, ficando bilionário no processo.
Depois, decidiu criar uma bebida própria e criou uma outra marca bilionária: Grey Goose.
Leia esse texto curto contando a história.
Ele é uma aula de empreendedorismo dentro de uma aula de storytelling.
🥢 5. PPT que eu revisitei
De tempos em tempos eu releio esse ppt específico da Greylock Partners.
Ele fala sobre Units of Value.
Unit of value é a menor entidade que representa o valor entregue ao cliente e que pode ser monetizada. Por exemplo, no Salesforce, é o "assento" ou licença de usuário; no Slack, é o "usuário ativo".
Identificar isso muda o jogo no pricing, retenção e até no crescimento.
Quer entender mais sobre unit of value? Leia o ppt na íntegra (é curto).
PS: A newsletter, o podcasts e basicamente tudo que fazemos é de graça, com o objetivo de trazer mais conhecimento para os empreendedores brasileiros. Quer nos ajudar nessa missão? Compre uma camisa startupeira na www.startupswag.com.br e ajude a causa.
PS2: Hoje vamos falar sobre como conseguir os primeiros clientes com o Alex Vilhena e Thiago Garuti da Malga.
PS3: Rolou ontem um Happy Hour OFF THE GRID no Rio de Janeiro com founders de startups da cidade. Onde mais você gostaria de ver um desses?