O motivo por estar sumido por aqui nas últimas semanas é que estive ocupado lançando um novo podcast!
Você deve estar pensando: “O mundo não precisa de mais um podcast de tech e startups”. E você tem razão! Mas decidi fazer mesmo asssim, e vou explicar o porquê.
Eduardo Belloti e eu nos juntamos para criar o OFF THE GRID, um podcast que traz as histórias não contadas por founders sobre suas startups.
Por mais clichê que pareça, tudo começou em uma mesa de bar no Rio de Janeiro. Depois de horas falando sobre nossos negócios, trajetórias, investimentos e o futuro, Edu e eu percebemos que muitas outras pessoas poderiam se beneficiar daquelas conversas. Inclusive, uma conclusão que chegamos foi que ouvir mais dessas histórias, de maneira honesta e verdadeira, era algo que gostaríamos de ter feito mais no passado e com certeza teria nos ajudado.
Uma vez me disseram que aprender com os próprio erros é bom, mas aprender com os erros dos outros é melhor ainda. É mais rápido e mais barato.
Aprender com os próprio erros é bom, mas aprender com os erros dos outros é melhor ainda.
O poder de uma boa desculpa
Uma das melhores decisões que tomei no passado foi fazer empresa júnior na época da UFRJ. Além de conhecer pessoas incríveis da faculdade, aprendi cedo o que era ter “uma desculpa” para falar com quem eu admirava. Organizando eventos da faculdade eu tinha a desculpa perfeita para conversar com vários empreendedores e aprender com pessoas que eu jamais me aproximaria de outra maneira.
Alguns anos depois, já com isso em mente, tive a sorte e o privilégio de ter participado de programas incríveis como o Scale Up da Endeavor, Startup School da Y-combinator (em 2017, era um modelo diferente do atual) e BNDES Garagem (também em outro formato no primeiro batch). Em todas essas oportunidades pude ouvir histórias e colecionar aprendizados de pessoas que estavam realmente construindo produtos e empresas, e isso fez toda a diferença.
De uma forma ou de outra, essa também foi grande parte da motivação que me fez ir atrás de uma posição na 37signals e topar o desafio de assumir como Country Manager. Poder “beber da fonte” e aprender com pessoas como Jason e David em uma cultura de trabalho tão única é algo muito especial e raro. Tanto que me fez começar a esrever por aqui só para compartilhar mais isso com o mundo.
No fim das contas, ter um podcast também é uma boa desculpa para que eu possa entrevistas pessoas que eu admiro e ouvir mais de suas histórias.
Explorando outros formatos
Além de já criar conteúdo por escrito aqui no Bittsignals e no LinkedIn, queria começar a explorar novos formatos, principalmente de conteúdo em vídeo. Pensando nisso, um podcast parecia a ideia mais óbvia. Até por que eu já tive um podcast em um passado não muito distante, o Pato de Borracha.
Uma das premissas do OFF THE GRID é ter um formato diferente das demais entrevistas com founders em podcasts patrocinados. Queremos trazer a dinâmica de podcasts mais longos e menos roteirizados para as conversas. Queremos deixar as histórias emergirem, como em uma conversa franca com amigos ou colegas de batch. Queremos ouvir as histórias não contadas, as merdas, os aprendizados, as sortes, enfim, a jornada como normalmente é.
Não por acaso, nosso programa é gravado em uma live, toda terça-feira, e o papo é bem informal. Essa também é uma forma de aproximar os participantes da audiência e você pode mandar perguntas a qualquer momento enquanto estivermos ao vivo.
Deu pra aguçar a curiosidade por aí? Se inscreve no nosso canal do Youtube e acompanha nossas lives, terça-feira às 19h.
Deixo vocês com nosso primeiro episódio:
PS: Se você quiser indicar alguém para participar do programa, é só mandar nesse form.