O problema não é a falta de recurso, mas sim de criatividade
Quando a gambiarra é a melhor solução
Esse é o resultado da nova dinâmica do 5 tópicos de terça. Agora rola uma votação e o tópico mais votado é abordado de forma mais profunda às sextas feiras.
O vencedor dessa semana foi "O problema não é a falta de recurso, é a falta de criatividade", que falava sobre como o time por trás do jogo Quake 3 usava uma função inusitada para otimizar o jogo para 3D.
Sim, é um tema extremamente nerd, mas prometo que tem lições empreendedoras.
Vamos ao texto.
A explicação
Não sou a melhor pessoa para te explicar a matemática por trás da coisa toda. Mas consigo trazer o contexto.
John Carmack é uma lenda no mundo da computação e dos jogos. Ele fundou a id Software, uma empresa também lendária responsável por games como Doom, Wolfenstein 3D e Quake.
Mais recentemente, em 2013, Carmack se juntou a Palmer Luckey para atuar como CTO na Oculus. A Oculus acabou sendo adquirida pelo Facebook e Carmack trabalhou na Meta até 2022. Atualmente tem uma startup de AI.
Carmack é um dos maiores desenvolvedores de sua geração e é famoso por isso. Em 2005, quando o código do Quake foi aberto, uma função ficou particularmente famosa.
O Fast inverse square root — raíz quadrada inversa rápida — foi um jeito de fazer os computadores da época fazerem cálculos mais rápidos.
O mais louco é o jeito que isso foi feito. Nem o pessoal do time sabe explicar muito bem como surgiu. É baseado uma constante hexadecimal para acelerar os cálculos (0x5F3759DF)funciona.
O impressionante mesmo é que funciona, e as contas são feitas 4x mais rápido!
Enfim, para não tornar isso aqui uma nerdagem matemática sem fim, deixo aqui um vídeo explicando em mais detalhes para quem quiser se aprofundar: Fast Inverse Square Root — A Quake III Algorithm
Mas a grande lição disso é que as vezes a gente reclama de falta de recursos quando deveríamos focar em como resolver os problemas de forma criativa.
Case Real Valor
No Real Valor, a gente precisava de dados de mercado para conseguir mostrar a rentabilidade dos investimentos do cliente.
O problema é que as apis de dado de mercado que existiam eram caras para caceta.
Simplesmente inviabilizavam a operação.
Só que sabe o que mais inviabiliza a operação?
Não ter os dados de mercado.
A B3 (na época, ainda era a Bovespa) disponibilizava diariamente todos os dados dos seus investimentos em um .txt zipado.
O zip ficava atrás de um captcha.
O jeito era manualmente ir atras desses txts, jogar no excel e organizar tudo para depois subir no banco de dados.
A solução era muito menos elegante do que contratar um provedor de dados de mercado via api, mas funcionava.
Eu passei 2 anos entrando no site da Bovespa todos os dias antes das 9:00 para pegar esse txt, jogar no excel e rodar uma macro para tratar tudo.
No fim, eu fui aprimorando essa planilha e ela:
Entrava no site do Bovespa
Pulava um Captcha
Baixava o arquivo .zip
Unzipava
Tratava os dados no Excel
Salvava no drive para a gente ter backup
Abria o python para transformar em .json
E eu simplesmente pegava o .json e subia no Firebase.
Essa gambiarra não é nem PERTO do que Carmack fez com o seu “fast inverse square root", mas foi o que viabilizou o Real Valor em 2017.
Eu nao tinha dinheiro para comprar uma solução e também não tinha muito conhecimento técnico para desenvolver uma.
Mas falta de dinheiro e conhecimento nunca são desculpas válidas.
Se você tem criatividade e vontade, você dá um jeito.
Video da planilha funcionando no fim do texto.
Case Touts
Na época da Touts eram dias de luta atrás de dias de luta.
Uma das maiores lições que tiro de todo o meu tempo construindo uma empresa bootstrap foi como as restrições podem ser benéficas.
Além de nos ensinar a ser extremamente frugais, não ter dinheiro nos tornou engenhosos. De aprender a consertar uma impressora têxtil a projetar uma Kombi e um quiosque de produções de camiseta por uma fração do preço.
Sabe aquela história do founder mode? A gente não tinha opção, os founders faziam de tudo sempre.
Como receita para fazer as coisas mais rápidos e melhor sem ter grana, a resposta sempre foi ser criativo e ir a fundo nos assuntos.
O que fazer quando um estúdio de arquitetura te cobra 46 mil reais para fazer um projeto de quiosque? Tenta desenhar o seu!
Você não sabe desenhar um quiosque? Bom, pelo menos agora você sabe o que precisa aprender.
A impressora de camisetas quebrou e você não tem dinheiro para contratar a assistência técnica oficial? É hora de ver muitos vídeos no Youtube.
Enfim, você entendeu, né?
Depois de passar por esse processo inúmeras vezes, hoje sei que posso não ser chegar no meu resultado de primeira, mas dificilmente vou deixar de fazer algo por falta de recursos.
Ou pelo menos vou até o inferno e volto procurando alternativas de como fazer isso com os recursos que já tenho.
Inclusive, foi assim que fizemos tudo do OFF THE GRID.
A gente não sabia absolutamente nada de como fazer um Podcast. Na verdade ainda sabemos pouco. Mas decidimos aprender e cá estamos. Com um podcast e uma newsletter atualmente.
E você? Tem algum caso de quando precisou recorrer à gambiarras para resolver um problema na sua empresa? Conta pra mim.
Abraços e até terça!
PS: Veja o vídeo da planilha do Real Valor funcionando aqui.